DS INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO
JOANE

Porque está tudo tão caro?

#nósesclarecemos

Os preços de muitos bens e serviços subiram bastante nos últimos tempos, quando se dá uma subida generalizada nos preços de bens e serviços numa economia designamos por INFLAÇÃO. Significa que, com 1 euro, se compra menos hoje do que ontem. Por outras palavras, a inflação reduz o valor da moeda ao longo do tempo.
Isto tem um impacto muito significativo na vida de muitas famílias.

Vamos ao que realmente importa, mas porque está tudo tão caro?


Agora que já compreendemos o que é a inflação, vamos perceber porque chegamos até ela.
As empresas tinham dificuldade em obter alguns produtos no exterior por causa da pandemia, além disso, os preços dos bens energéticos e alimentares subiram muito devido à escassez provocada pela invasão da Ucrânia, isto leva a DIFICULDADES NA OFERTA.
Com o fim das restrições da pandemia as pessoas compraram mais bens e algumas voltaram a viajar e a comer fora. Muitas pessoas tinham dinheiro para gastar porque, não tendo perdido o emprego, acumularam poupanças, isto leva, a um AUMENTO RÁPIDO DA PROCURA.

Vamos compreender a Lei da Oferta e da Procura?


Procura = É definida pelas famílias
Oferta = É definida pelos produtores (empresas)


Em Economia, a Lei da Oferta e da Procura, é a lei que estabelece a relação entre a procura de um produto, e a quantidade que é oferecida.
Nos períodos em que a oferta de um determinado produto excede muito a procura, o seu preço tem tendência a cair. Já em períodos nos quais a procura passa a superar a oferta, a tendência é o aumento dos preços.


Uma vez que neste momento, os preços estão mais altos, consequentemente, os custos de produção das empresas também estão mais altos, a oferta por parte dos produtores diminui, e nós consumidores, como queremos continuar a consumir a mesma quantidade de bens e serviços, automaticamente, os preços aumentam. Para a Economia voltar a estabilizar, é necessário baixarmos o nosso consumo (procura), desta forma, voltará a existir harmonia entre a procura e a oferta e consequentemente os preços baixam.